laboratorio TECSI

Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Best Papers – Melhores Trabalhos

Criteria for choosing the Best Papers

CONTECSI is a multidisciplinary event that brings together the three main fields of information: Information Systems, Information Technologies and Information Science.

Since the 16th CONTECSI a decision was taken to extend the number of best papers to six papers, as to better cover all subjects involved in the conference.

The Best Works are selected in the category called Full Paper.

Exceptionally, there may be an indication for a paper in the category  Research in Progress. The authors of Best Papers are invited to submit their manuscripts to the journal:   JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management. The manuscript  to be submitted must present improvements in relation to the text published in the CONTECSI Proceedings and, preferably, be translated into English before submission.

For works in the scientific initiation and posters categories, submitted by students from technical schools, the selection of the best works is made by a committee formed by teachers from technical schools and CONTECSI

All the authors of the selected works will receive a certificate of best paper.

 

Critérios para escolha dos Melhores Trabalhos

O CONTECSI é um evento multidisciplinar que reúne três principais campos da informação:  Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação e Ciência da Informação.

Desde o 16º CONTECSI houve a decisão de estender o número de melhores trabalhos para seis trabalhos, para que se possa ter mais abrangência de indicação em relação aos temas.

Os Melhores Trabalhos são selecionados na categoria denominada Trabalho Completo.  Excepcionalmente poderá ocorrer indicação para algum trabalho na categoria Pesquisa em Andamento. Os autores dos Melhores Trabalhos poderão ser convidados a submeterem seus manuscritos ao periódico  JISTEM – Journal of Information Systems and Technology Management desde que concordem em seguir os padrões da revista.  Para tanto o texto a ser submetido deve apresentar melhorias em relação ao texto publicado nos Anais do CONTECSI e, preferencialmente serem traduzidos para a língua inglesa antes da submissão.

Para os trabalhos das categorias  iniciação científica e posters, submetidos pelos alunos das escolas técnicas, a seleção dos melhores trabalhos é feita por comissão formada por professores das escolas técnicas e do CONTECSI.

Todos os autores dos melhores trabalhos recebem certificado.

 

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

POLITICA DE CIENCIA ABERTA:  As apresentações que compõem a conferência atual e as arquivadas neste site (CONTECSI ARCHIVE - EDIÇÕES ANTERIORES),  estão em acesso aberto e disponíveis gratuitamente para visualização, para o benefício de autores e leitores interessados.


 

Sobre o TECSI

O TECSI - - Laboratório de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, foi fundado pelo professor Edson Luiz Riccio em 1995 para promover o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de sistemas de informação e tecnologia aplicada à gestão da área pública e da área privada. O objetivo do laboratório é contribuir para a compreensão dos efeitos e gerar modelos de gestão dos sistemas e tecnologia de informação em administração de empresas, contabilidade, educação, auditoria, planejamento e controle, estratégia e ciência da informação.

O TECSI conta com uma equipe multidisciplinar formada por estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais, pesquisadores e professores que realizam as atividades de pesquisa e ensino Desde 2002 o TECSI passou a ter uma organização formal de onde se originaram  tres  principais atividades além da pesquisa a saber: 1- O MBA Tecnologia de Informação com 530 horas e criado pelo Prof Edson Luiz Riccio como atividade da Pró-Reitoria de Extensão da USP. O curso formou 12 turmas. No momento está em fase de restruturação.  2- O periódico JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Revista USP Qualis B1) com mais de 60% dos autores do exterior. 3 - O evento  CONTECSI USP -  International Conference on Information Systems and Technology Management que tem ocorrido nos ultimos 16 anos anualmente na FEA USP.

Os recursos para funcionamento do TECSI provem de  recursos do Prof Dr Edson Luiz Riccio e de fundos obtidos  junto a Capes, Cnpq e Fapesp (concedidos esporádicamente), doações de instituições parceiras,   e principalmente das inscrições dos participantes  do congresso.

O TECSI é associado a laboratórios de pesquisa internacional nos Estados Unidos (Rutgers University), França (Université Lyon 3, Jean Moulin) e Portugal (Universidade do Porto).

http://www.tecsi.org

 

CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management  ISSN 2448-1041, criado em 2004, é um congresso internacional inovador com foco em sistemas de informação, tecnologias da informação e ciência da informação sob uma visão multidisciplinar. Deste a primeira edição o congresso é realizado pelo grupo de professores que fundou o BRAIS e tendo como "host" o EAC-FEA-USP.    Desde 2016 O CONTECSI é congresso oficial do BRAIS,  Capítulo Brasileiro da AIS (Association for Information Systems e da ABRAST (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação e Comunicação).
O CONTECSI recebe artigos em inglês, português e espanhol
O CONTECSI reúne acadêmicos e profissionais envolvidos em pesquisa e gestão para gerar discussões de alto nível dentro de uma perspectiva multidisciplinar sobre temas de interesse das áreas envolvidas. Palestrantes renomados, professores e pesquisadores de todo o mundo participam todos os anos. O objetivo é discutir os efeitos da tecnologia da informação, sistemas de informação e ciência da informação nas organizações e na sociedade como um todo, reunindo uma comunidade em busca de respostas aos contínuos desafios gerados pelas novas tecnologias da informação. No CONTECSI, os pesquisadores juniores têm a oportunidade única de expor suas ideias à análise e sugestões de pesquisadores seniores. Desta forma, a CONTECSI promove o fortalecimento da relação entre todos os grupos de pesquisadores, desde os mais jovens, nas seções de Posters, até os mestres e doutorandos nos consórcios de mestrado e doutorado, respectivamente.
Devido à estreita relação desenvolvida desde 2004 entre especialistas e pesquisadores, milhares de trabalhos apresentados estão disponíveis para acesso aberto e gratuito no Archive CONTECSI - ISSN 2448-1041. A cada congresso, a participação de palestrantes e pesquisadores internacionais, contribui para a integração entre as comunidades acadêmica e profissional, ampliando assim o interesse pela pesquisa, o compartilhamento de informações atualizadas e as práticas mais inovadoras em uso.
Desde 2004, o CONTECSI demonstra a relevância da pesquisa nas áreas envolvidas e registra sua evolução através do ARQUIVO CONTECSI, com milhares de textos em acesso aberto.

 

Programa Geral do Congresso - Conference Program Overview

A ser anunciado brevemente - To be announced soon.

 

ATENÇÃO ALTERAÇÃO DATAS IMPORTANTES 17º CONTECSI VIRTUAL SERÁ REALIZADO NOS DIAS 7, 8 E 9 DE OUTUBRO

ATENÇÃO - Alteração na data de realização do 17º CONTECSI VIRTUAL -  Devido ao volume de trabalhos recebidos e para que possamos prover todos os detalhes que fazem parte da qualidade do CONTECSI, como Livro dos Anais com ISSN, registro do DOI e demais detalhes, foi resolvido alterar as datas de realização do 17th CONTECSI VIRTUAL para 7, 8 e 9 de outubro

(publicado em 17/08/2020)

 

 

 

 

 

Formatação e Submissão do trabalho

Submissão de Trabalhos17th CONTECSI – INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS EM FORMATO DE TEXTO. OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO AUTORES:  PEDIMOS QUE NÃO CRIEM NOVA SUBMISSAO CASO NOTEM QUE A SUBMISSAO JÁ FEITA CONTEM ERRO OU FALTA DE DADOS.  QUALQUER TIPO DE CORREÇÃO DEVE SER FEITA ENTRANDO NOVAMENTE NO MESMO NUMERO DA SUBMISSÃO JÁ FEITA, COM SEU LOGIN E SENHA.  ABRA SUA SUBMISSÃO  E NA MESMA TELA LOCALIZE A EXPRESSAO METADADOS DA SUBMISSÃO.  ENTRE EM EDITAR METADADOS   Metadados da submissãoEDITAR METADADOSAutores, etc, etcCOMPLEMENTE/CORRIJA/ACRESCENTE DADOS SOBRE  AUTOR , PALAVRAS CHAVE, RESUMO/ABSTRACT, ORCID, INSTITUIÇÃO, PALAVRAS CHAVE, AGENCIAS FINANCIADORAS DA PESQUISA,OU O QUE FOR NECESSÁRIO.  O SISTEMA ACEITA AS CORREÇÕES.  NÃO CRIE NOVA SUBMISSAO POIS ISSO NÃO É NECESSÁRIO E ACARRETA  TRABALHO ADICIONAL  PARA A EQUIPE CONTECSI. APÓS FAZER AS ALTERAÇÕES CLIQUE EM: EM CASO DE DUVIDA ENTRE EM CONTATO COM: (11)26486389 

Prezado AutorBreve descrição do processo de submissãoO que é a submissão ou envio de trabalhos? É a sequencia de passos que um autor deve seguir para seu trabalho seja submetido ou carregado no sistema gerenciador do congresso.  Esse sistema é o chamado OCS, sistema aberto de gestão de congressos desenvolvido pelo consórcio de universidades PKP.  Nesta seção estão as informações sobre a Formatação dos trabalhos e a Submissão.  A -FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOSIMPORTANTE: A submissão requer apenas UM ARQUIVO EM WORD, SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORES. AUTORES SÃO IDENTIFICADOS SOMENTE NO LOCAL APROPRIADO, NA PLATAFORMA (OCS), QUANDO DA SUBMISSÃO. Cada submissão é identificada pelo sistema por um código numérico único de quatro dígitos. Os autores devem utilizar SEMPRE esse código em suas comunicações com a coordenação do evento.ATENÇÃO: PARA PODER SUBMETER SEU TRABALHO / TEXTO/ARTIGO, É PRECISO QUE, AO FAZER SEU CADASTRO, ASSINALE A OPÇÃO : AUTORPor favor, siga as instruções abaixo cuidadosamente:Os artigos devem ser inéditos. Para tanto, o autor deve assumir que o artigo não tenha sido publicado na íntegra e com igual conteúdo em nenhum outro meio. Artigos apresentados em outros congressos podem ser submetidos desde que apresentem evolução em seu texto. O CONTECSI USP utiliza sistema de análise de similaridade onde seja necessário.Os nomes dos autores devem ser incluídos apenas no sistema online, Os artigos não devem conter a identificação dos autores.1-PREENCHIMENTO DOS DADOS (METADADOS) DOS AUTORES E METADADOS DA SUBMISSÃOCaro Autor, o preenchimento correto e completo dos metadados de autores e metadados do seu trabalho é muito importante, pois esses dados serão utilizados para:1-Compor o texto final de seu artigo a ser publicado no Livro, e no Arquivo Digital (que substituiu o CD) onde está o artigo completo.2-Divulgar pela internet, nos sistemas de busca e nos acessos públicos ao seu trabalho por meio do DOI, leituras e downloads, os seus dados bibliográficos.No sistema online (onde a submissao é feita) obervar rigorosamente o seguinte:Todos os dados dos autores (máximo de quatro) devem ser incluidos no setor da submissão denominado AUTORES (Metadados da submissão)Incluir cuidadosamente PARA CADA AUTOR:   nome completos  na ordem do primeiro para os seguintes;  Instituição; País de origem de cada autor; Resumo da biografia; na URL colar a url do ORCID (de cada autor); Titulo e Resumo da seguinte maneira:–Artigos escritos em português: colocar o Titulo em Inglês e o Titulo em Português, um após o outro,  no mesmo campo,  inserindo espaço entre um e outro. No campo resumo, inserir o Resumo em inglês e o em português separados por dois parágrafos.–Artigos escritos em ingles: Titulo e Resumo (Abstract) sómente em ingles.Palavras-chave; seguir o mesmo processo mas em primeiro as palavras-chave em português se o texto inteiro estiver em português seguidas das palavras-chave em inglês.Agencias de Apoio:  se for o caso, escrever frase mencionando/agradecendo o apoio e o nome da instituição que patrocinou o trabalho (pode ser agencia de fomento ou empresa ou qualquer instituição)Importante: as informações constantes nesses campos são as que serão para a publicação nos anais do congresso2- ESTRUTURA RECOMENDADA PARA OS ARTIGOSSugerimos estruturar o artigo conforme os seguintes itens: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões, Recomendações e Referência Bibliográfica.As tabelas, gráficos e quadros devem estar acompanhadas da numeração e título e devem estar citadas no texto. As citações bibliográficas diretas deverão ser indicadas no corpo do texto, citando o sobrenome, ano e página ex.: (Assis, 1999: 43). A referência bibliográfica deve ser apresentada em ordem alfabética de acordo a norma APA.O resumo deve utilizar no máximo 2000 caracteres.Será aceito mais de um trabalho por autor no limite máximo de 3.  Máximo de 3 co-autores além do primeiro autor. – Não são aceitos arquivos PDF– Artigos devem ser enviados através do sistema online. Não são aceitas submissões por email.– Quaisquer alterações ou complementações nos metadados de autores podem ser executados (veja a data limite em Datas Importantes),   pelo autor correspondente e sob sua inteira responsabilidade, atualizando o que for necessário na plataforma do sistema. Atentar para o fato de que a coordenação não faz alterações nos dados dos autores.   Em caso de dúvida enviar a pergunta à coordenação  pelo e-mail contecsiusp@tecsi.org EM QUALQUER CORRESPONDENCIA DEVE SER MENCIONADO O CODIGO IDENTIFICADOR DA SUBMISSAO (4 DIGITOS).– Submissões devem ser feitas sómente pelo sistema online usando mesmo ID, login e senha. Para tal, o autor que está fazendo a submissão pela primeira vez deve antes cadastrar-se no CONTECSI. Não são aceitas submissões por email.–  O trabalho deverá estar digitado em editor de texto (por exemplo MS Word 5.0 ou compatível) A4, espaço simples, fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12 e máximo de páginas conforme o tipo de submissão. Margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,5cm.– Não inclua formatação especial, negrito ou alinhamento na primeira paginaEstrutura  da primeira página do artigoÉ obrigatório o envio do artigo contendo o Abstract em inglês e em português na primeira página conforme a estrutura  abaixo.Se o artigo estiver escrito totalmente em inglês, não há necessidade de título e resumo em português. Nesse caso o Abstract poderá utilizar até 2000 caracteres.Se o artigo estiver escrito totalmente em português (ou espanhol) é  obrigatório constar na primeira página  os Títulos em inglês e em português (ou espanhol) e o  Abstract (inglês) seguido do Resumo (português ou espanhol). Neste caso, para o Abstract mais o Resumo utilizar também até o máximo de 2000 caracteres.Titulo em Inglês, }Titulo em Português (times, fonte 12) um em seguida ao outro separado por 5 espaçosAbstract (inglês) Resumo (Português)Palavras-chave: (máximo de 5 em inglês e 5 em português, separadas por virgula)NÃO INCLUA NOME DOS AUTORES NO ARQUIVO EM WORDInformações sobre o processo de seleção, publicação e apresentaçãoOs artigos serão selecionados para apresentação e publicação no Livro do Anais  e no Portal CONTECSI.Os artigos aprovados serão apresentados em sessão paralela, fórum de pesquisa ou sessão de comunicação ou poster (apenas para o tipo FATEC), conforme decisão do CONTECSI quando da avaliação do artigo. As apresentações serão reunidas em sessões e em cada uma haverá um moderador.As apresentações serão reunidas por assunto e tema. Artigos com características semelhantes serão agrupados. As apresentações devem ser objetivas.Cada autor de paper completo  terá 15 minutos para apresentar o seu  artigo mais o adicional de 5 minutos para perguntas e discussão. SUBMISSÃO Se você já participou de outros CONTECSIs,  utilize o mesmo ID, login e senha. Caso tenha se esquecido, siga as instruções para recuperação da senha.  Ou então, crie nova senha.   TODOS OS AUTORES DEVEM SER CADASTRADOS PARA QUE TODOS ESTEJAM REGISTRADOS NO MESMO ARTIGO. O SISTEMA CONSIDERA TODOS COMO AUTORES. NAO EXISTE A PALAVRA CO-AUTOR.  O PRIMEIRO AUTOR É O PRINCIPAL E OS DEMAIS SÃO OS “co-autores”ATENÇÂO: Ao realizar seu Cadastro, vá ao FINAL da página e marque a opção  “AUTOR”.   Se isso não for feito o sistema não aceitará a submissão.

 

Gravação de Video no Youtube pelo autor principal do trabalho

Cada autor principal do trabalho aceito deverá preparar um vídeo no youtube seguindo as instruções do Manual fornecido. O video deverá ter duração minima de 2 minutos e máxima de 5 minutos.

O autor deverá enviar o link para o email:

programacontecsi@tecsi.org

 

 

 

Formato de realização do 17th CONTECSI VIRTUAL

O  17TH CONTECSI VIRTUAL apresentará nas datas definidas para a realização do evento o painel online com o programa com as seções especificas de cada dia. Em cada seção serão alocados os trabalhos com os respectivos links para os vídeos os quais ficarão disponiveis para análise pelos mediadores.  Em cada seção, tambem denominada de sala, estarão participando os autores e o respectivo mediador.  O mediador fará os comentários referente a cada trabalho apresentado e os autores poderão responder às questões ou comentários formulados.  O público inscrito no CONTECSI terá acesso a todas as salas e poderá escolher qual assistir.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .