CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO BASEADO NO PARECER DE ORIENTAÇÃO N.15/87 DA CVM: UM INSTRUMENTO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Edison Ryu Ishikura, Nadia Mar Bogoni, Vinícius Costa da Silva Zonatto

Última alteração: 2014-11-24

Resumo


O objetivo deste artigo é propor um Relatório de Administração para o Setor público, baseado no Parecer de Orientação n. 15/87 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como forma de aumentar a transparência das demonstrações contábeis publicadas pela administração pública, atendendo aos princípios deboas práticas de governança. Para alcançar o objetivo proposto, demonstraram-se os gastos públicos efetuados pelos 10 maiores municípios dos estados da Região Sul do Brasil, elucidando a ausência de transparência nos demonstrativos publicados pelas administrações públicas. Para tanto, propôs-se um modelo de Relatório de Administração, como forma de dar maior transparência na prestação de contas à sociedade, atendendo aos princípios e recomendações de boas práticas de governança corporativa.

Palavras-chave


Relatório de administração; setor público; governança corporativa