CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE MINERAÇÃO DE DADOS NA GESTÃO DE VENDAS DE SERVIÇOS CORPORATIVOS DE TELECOMUNICAÇÕES
Teófilo Camara Mattozo, José Alfredo Ferreira Costa, Manoel Veras de Souza Neto

Última alteração: 2014-11-12

Resumo


Telecomunicações é uma das mais dinâmicas e estratégicas áreas no mundo atual. Em um cenário complexo e competitivo com pressão para resultados melhores com menos recursos, há uma necessidade constante nas organizações de procurarem novas formas de gerenciamento com melhor compreensão dos processos e dos clientes. A existência de bases de dados nas empresas passou a ter maior importância. Técnicas como a descoberta do conhecimento em bases de dados (DCBD) e mineração de dados (MD) aparecem como alternativas para permitir a transformação de dados brutos e complexos em modelos que podem ajudar nas tomadas de decisões. Esse artigo apresenta uma aplicação de análise de regressão multivariada para explicar vendas no segmento de telecomunicações corporativo, a partir de uma série de indicadores de desempenho. Análises comparativas foram realizadas com objetivo de identificar os indicadores que possuem maior impacto no modelo e que permitam auxiliar na tomada de melhores decisões no momento da venda no segmento corporativo. É apresentada também uma sistematização de atividades de DCBD que integra metodologias tais como CRISP-DM e SEMMA em um ambiente interativo. Métodos de seleção de variáveis e a validação estatística do modelo são apresentados. Os resultados apresentados são baseados em bases de dados reais obtidos em uma grande companhia brasileira no setor de telecomunicações.

Palavras-chave


Indicadores de Desempenho; Sistemas de Apoio a Decisão; Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados; Gestão de Negócios em Telecomunicações.