CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE UM ESQUEMA DE CLASSIFICAÇÃO
Joselice Ferreira Lima, Carlos Augusto Paiva Martins, Luiz Danilo Barbosa Terra

Última alteração: 2014-11-10

Resumo


A proposta deste artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre teoria da classificação e o processo de classificar os laboratórios e, a partir deste conteúdo, propor um esquema de classificação. Os laboratórios são considerados espaços de trabalho para a realização de ensaios e experimentos, atividades indispensáveis à formação profissional na área de Engenharia. Dessa maneira, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para explorar os conceitos já utilizados e, através desta análise teórica, propôs-se um Esquema de Classificação de Laboratórios (ECL). Este artigo sustenta que considerar duas classes de laboratórios – real e virtual – gera problemas na classificação. A partir dos problemas observados, o trabalho se direcionou para o objetivo de desenvolver o ECL, considerando os seus componentes, segundo suas características naturais, que seja capaz de contemplar todos os tipos de laboratórios. O esquema é flexível, permitindo a inclusão de novas classes de laboratórios. Os resultados da verificação do ECL em laboratórios didáticos do curso de graduação em Engenharia Elétrica foram positivos, assim como a análise comparativa com outros esquemas de classificação de laboratórios. A principal contribuição desta pesquisa consiste justamente na proposição do Esquema de Classificação de Laboratórios.

Palavras-chave


processo de classificar, esquema de classificação; classificação de laboratórios; laboratórios: real, virtual e híbrido.