CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
ESPECIFICAÇÃO ARQUITETURAL DE UM SISTEMA ABERTO PARA ANÁLISE DE VALOR AGREGADO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Wellington B. C. Durães, Reginaldo Arakaki

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Os gerentes de projetos enfrentam no seu dia-a-dia os desafios de projetos cada vez mais complexos e de lidar com muitas variáveis para mantê-los sob controle. A análise de valor agregado é uma das formas de se controlar o andamento do projeto mensurando o trabalho realizado frente ao planejamento. Entretanto, pesquisas mostram que esta técnica não é extensamente utilizada e características como o custo das ferramentas comerciais, limitações funcionais impostas e a falta de cultura de gestão podem justificar essa baixa utilização. Este artigo apresenta a especificação arquitetural de um sistema aberto para análise de valor agregado e o mapeamento destes conceitos como requisitos de um sistema utilizando práticas do PMBOK e padrões de qualidade na geração de produtos de software como a norma NBR ISO/IEC 9126. O desenho da arquitetura tem como foco complementar as funcionalidades de softwares para gerenciamento de projetos com a geração de informações de valor agregado.

Palavras-chave


Análise de valor agregado; Gerenciamento de Projetos; Sistema de Gerenciamento de Valor Agregado; PMI; Arquitetura de Software.