CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
MAPOS: MÉTODO DE ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A SERVIÇOS
Henrique Shoiti Fugita, Kechi Hirama

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


A necessidade de integrar ambientes de Tecnologia de Informação heterogêneos e de se obter maior agilidade nos negócios tem levado as organizações a adotar a arquitetura orientada a serviços. Porém, o paradigma de Orientação a Serviços exige mudanças nos métodos existentes para análise e projeto de aplicações. Alguns métodos para desenvolvimento orientado a serviços vêm sendo propostos, mas ainda estão longe da convergência para uma padronização. Neste contexto, torna-se necessária uma análise crítica das propostas existentes e, possivelmente, uma combinação delas em uma proposta consolidada. Este trabalho propõe um método de análise e projeto orientado a serviços a partir das análises realizadas.

Palavras-chave


Engenharia de Software; Tecnologia da Informação (TI); Métodos de Análise e Projeto; Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)