CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
TESTES DE SOFTWARE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE EVENTOS DE NEGÓCIOS
Edson Saraiva de Almeida, Nilo Sergio Maziero Petrin, Selma Shin Shimizu Melnikoff

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


As mudanças que estão ocorrendo nos ambientes de negócios têm motivado as empresas a reestruturar processos organizacionais e produtivos com o objetivo de se manterem competitivas no mercado globalizado. Fusões e aquisições ocorridas na América Latina, e no Brasil particularmente, têm provocado a necessidade de adaptação, conversão e renovação dos sistemas de processamento de negócios. A pressão por prazos e restrições orçamentárias nestes projetos são forças motivadoras para planejar cuidadosamente os critérios de aceitação das modificações destes sistemas. Neste contexto é fundamental a aplicação de técnicas que indiquem como testar o software de maneira a comprovar que as modificações atendem às necessidades especificadas. Este artigo apresenta uma abordagem de testes que estabelece os critérios de aceitação do sistema a partir de uma lista de eventos de negócio. Ao final os resultados de um estudo de caso são relatados e dificuldades são discutidas.

Palavras-chave


Testes de Sistemas; Eventos de Negócio; Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas; Qualidade de Software; Fusões e Aquisições.