CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO E USO DE UM SISTEMA ERP DESENVOLVIDO INTERNAMENTE POR EMPRESA DE GRANDE PORTE DO RAMO INDUSTRIAL DE PAPEL, NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS, ESTADO DO PARANÁ.
Marta Joandressa Kampa, Dircélia de Paula, Patrícia Guarnieri, Nelma Terezinha Zubek Valente, Marilisa do Rocio Oliveira, Ivanilde Scussiatto Eyng, Osvaldo Malta Callegare

Última alteração: 2014-11-06

Resumo


Os sistemas ERP cuja característica principal é a integração, visam garantir que os processos de trabalho das organizações se tornem mais ágeis e mais confiáveis, eliminando controles paralelos e retrabalhos, geralmente existentes nos diversos setores das empresas. Por existir um grande número de fornecedores desses sistemas, um número muito pequeno de organizações opta por elaborar um projeto de desenvolvimento próprio, utilizando sua própria capacidade operacional de Tecnologia da Informação. Destes fatores surgiu o problema de pesquisa deste estudo cuja resposta objetivou identificar os impactos da implementação de um sistema ERP desenvolvido internamente pela própria equipe de Tecnologia da empresa alvo da implantação. Com base em uma pesquisa aplicada quanto a sua natureza e exploratória do ponto de vista de seus objetivos e apoiada em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizou-se o presente estudo em uma empresa de grande porte, do ramo industrial de papel, na região dos Campos Gerais, Paraná. A coleta dos dados, realizada por meio de observação direta e de entrevista semi-estruturada possibilitou identificar os aspectos positivos e negativos do processo de desenvolvimento, implantação e uso do ERP na empresa pesquisada. Os dados levantados permitiram constatar que o ERP desenvolvido por equipe da própria empresa, por estar voltado exclusivamente aos processos de negócios da empresa usuária do sistema e ser elaborado por funcionários conhecedores das operações da organização, apesar de propiciar inúmeros benefícios, apresenta, entretanto, também aspectos negativos e algumas dificuldades para as empresas que optam por desenvolver e implementar o seu próprio sistema.

Palavras-chave


ERP; Sistema Integrado de Gestão Empresarial; Desenvolvimento sistemas ERP; Benefícios de ERP desenvolvido internamente.