CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
SOFTWARE DE TEORIA DAS RESTRIÇÕES PARA AS IMPLEMENTAÇÕES DE PRODUÇÃO ENXUTA: UMA INOVAÇÃO
Rogério Cerávolo Calia, José Carlos Barbieri

Última alteração: 2014-11-24

Resumo


Em relação à produção em massa, a Produção Enxuta aumentou a competitividade do setor automobilístico por aumentar qualidade com menos recursos. No entanto, é difícil implementar a Produção Enxuta em ambientes com elevada variação de demanda, grande variedade de produtos, muitas paradas imprevistas ou restrição de capacidade de produção. Este artigo teórico visa delinear hipóteses sobre a viabilização da implementação da Produção Enxuta em ambientes complexos de manufatura, por meio de software de planejamento e controle de produção com algoritmos da Teoria das Restrições. O artigo revisa conceitos sobre inovação, a evolução da Produção Enxuta, os desafios de implementar Produção Enxuta e os algoritmos da Teoria das Restrições. Em seguida, é apresentada um entrevista com um planejador de produção que implementou a Produção Enxuta com um software de Teoria das Restrições. Por fim, são propostas hipóteses para serem testadas em pesquisas futuras.

Palavras-chave


Produção Enxuta; software de Teoria das Restrições; manufaturas complexas; planejamento e controle da produção; inovação.