CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
CBR RISK – MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS
Thiago Ramos Trigo, Cristine Gusmão, Arthur Lins

Última alteração: 2014-11-18

Resumo


Empresas e organizações, dos mais diversos setores, processam uma enorme quantidade de informação diariamente. Uma questão relevante é a preocupação com a melhoria de seus produtos/serviços e a competitividade, principalmente nos mercados de desenvolvimento de software. A manipulação dessa diversidade de informações é fundamental para a melhoria de processos e/ou até mesmo da qualidade do produto produzido. No contexto da Gerência de Projetos, em especial, do gerenciamento de riscos de projetos, as informações mais relevantes no início de um novo projeto são as informações sobre projetos passados. A necessidade de armazenar o conhecimento passado é inegável. Esse conhecimento pode ser utilizado tanto nas estimativas de custos e prazos quanto em outros processos como, por exemplo, o processo de avaliação de riscos, uma forma de aprender com as experiências passadas. A maioria das técnicas utilizadas para identificação e análise de riscos faz uso da experiência passada das pessoas envolvidas no processo de identificação. Com base nessas considerações iniciais, em meados de 2007 foi desenvolvido o método CBR Risk. O CBR Risk é um método para avaliação automática de riscos que tem como premissa fundamental "projetos de software semelhantes têm riscos semelhantes". Para um novo projeto, o CBR Risk tenta encontrar projetos similares numa base de dados a partir dos quais os riscos podem ser adaptado sao novo projeto. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma avaliação do funcionamento do modelo através de conjunto de atividades realizadas através da coleta de dados, estudos experimentais e análise dos resultados, promovendo uma evolução dos conceitos utilizados e propondo melhorias.

Palavras-chave


Gerência de Riscos de Projetos; Técnicas de Identificação de Riscos; Similaridade entre Projetos; Raciocínio baseado em casos; Riscos.