CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE UMA BASE DE DADOS COM INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO
Takeshy Tachizawa, José Parente de Oliveira, Hamilton Pozo

Última alteração: 2014-11-11

Resumo


Apresenta uma arquitetura de informações socioambientais para diagnóstico do estágio em que se encontram as organizações em termos de sustentabilidade empresarial. É proposto um modelo de base de dados de indicadores de desenvolvimento socioambiental - IDS, fundamentado em pesquisa empírica desenvolvida pelo método grounded theory. Tais indicadores, além de refletir o estágio de sustentabilidade em que se encontra a empresa analisada, subsidiariam o mapeamento socioambiental dos diferentes segmentos econômicos do universo empresarial brasileiro. Possibilitariam, ainda, que no contexto específico de uma determinada organização, sejam planejadas decisões inerentes à sustentabilidade de sua cadeia produtiva e de ações voltadas à cidadania corporativa, transparência e capital humano.

Palavras-chave


sustentabilidade; responsabilidade socioambiental; indicadores de desenvolvimento socioambiental; arquitetura de informações socioambientais; inteligência de negócios.