CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN 2448-1041, 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

Tamanho da fonte: 
QUESTÕES TÉCNICAS E ORGANIZACIONAIS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO (CMS - CONTENT MANAGEMENT SYSTEM)
Marta Rocha Camargo

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Este artigo descreve o sistema de gerenciamento de conteúdo ou CMS (Content Management System) que permite a produção de texto (conteúdo) para publicação eletrônica ou impressa de material corporativo e informativo de forma centralizada e compartilhada. Com tecnologia baseada no conceito de se criar um conteúdo único para diferentes produtos ou saídas, separando forma de conteúdo e utilizando meta dados, fluxo de trabalho, XML e XSL, o CMS garante consistência e rapidez na publicação e atualização de conteúdo, principalmente para web sites de grande porte. Empresas que já implantaram um CMS notaram que o maior desafio não se relaciona propriamente à tecnologia em si, mas principalmente a questões de gestão de mudanças e comunicação. O CMS requer uma mudança de paradigma na forma como o conteúdo é desenvolvido e utilizado por diferentes departamentos e grupos dentro da organização. É, portanto, vital que antes de investirem em uma infra-estrutura de CMS, as empresas implementem processos e práticas eficientes de gestão de mudanças de forma que a filosofia CMS e suas vantagens sejam claramente comunicadas e adotadas por todos os usuários internos e externos do sistema.

Palavras-chave


CMS; gerenciar conteúdo; publicar e compartilhar conteúdo corporativo.