Exibir biografia do autor

DATA MINING AND ANALYSIS APPLIED TO PUBLIC SECURITY DATA IN BELÉM OF PARÁ, BRAZIL

Samara Lima de Souza
https://orcid.org/0000-0001-9807-2595
Universidade Federal do Pará
Brasil

Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui mestrado em Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e é participante do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA). Possui Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Já atuou na área de análise e mineração de dados oriundos da segurança pública ao desenvolver um conjunto de técnicas inteligentes para o combate ao crime. As áreas de interesse giram em torno de Ciência e Mineração de Dados.

Helder Mateus dos Reis Matos
https://orcid.org/0000-0002-5632-7948
Universidade Federal do Pará
Brasil

Discente de Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem participação em projetos de pesquisa nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Otimização Multimodal. Possui interesse nas áreas de Ciência de Dados, Mineração de Dados, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Otimização e Programação Linear.

Reginaldo Cordeiro dos Santos Filho
https://orcid.org/0000-0002-0456-8547
Universidade Federal do Pará
Brasil

É professor Classe C Nível 1 da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor auxiliar do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPA. Obteve o título de Doutor em Ciência da Computação pela UFPA em 2019. Já atuou na área de processamento digital de imagens de satélites artificiais no desenvolvimento de técnicas de remoção e suavização de componentes atmosféricos. Já trabalhou também no desenvolvimento de técnicas de aprendizado de máquina para a identificação de binders em sistemas DSL com transmissão em modo fantasma. É pesquisador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA) da UFPA, onde colabora na área de inteligência artificial aplicada à detecção de danos estruturais. Seus principais interesses científicos são: aperfeiçoar algoritmos de aprendizado de máquina e otimização, utilizar ciência e mineração de dados para extrair informações não-triviais de bases de dados públicas.

João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa
https://orcid.org/0000-0003-4482-6886
Universidade Federal do Pará
Brasil

Engenheiro Eletrônico Universidade Federal do Pará (1981), mestre em Engenharia Elétrica - Telecomunicações - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutor em Engenharia Elétrica - Telecomunicações - Universidade Estadual de Campinas (1994). Atuou com engenheiro de telecomunicações no DENTEL (ANATEL) e na FUNTELPA entre 1981 e 1986. Nesse periodo, elaborou projetos de viabilidade de instalação e participou da implantação de várias sistemas de radiodifusão de sons e de sons e imagens, incluindo a FM-Cultura, a TV-Cultura, a proposta do novo Plano Básico de Canais de TV para o Estado do Pará. Desde 1994 é docente da UFPA, atualmente professor titular na Faculdade de Engenharia da Computação e de Telecomunicações do Instituto de Tecnologia. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (out/2004 a dez 2005). Diretor de Pesquisa e coordenador do PIBIC da UFPA (abr/1999-jul/2001 e jul/2005 a dez/2006). De jan/2007 a dez/2010 foi Secretario Adjunto de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia - SEDECT. Participou da estruturação do sistema de C&T do Estado do Pará, criação da SEDECT, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA, programa NAVEGAPARÁ - integração do estado com redes ópticas e acesso banda larga em redes sem fio e do sistema de Parques de Ciência e Tecnologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica 2012-2014, (vice-presidente 2010-2012). Sócio da Sociedade Brasileira de Telecomunicações e do The Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE. Pesquisador do CNPq (desde 1994). Foi o primeiro Vice-Reitor pró-tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará de agosto 2013 a fevereiro de 2016, coordenando a implantação da nova universidade. Atua como pesquisador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, nas áreas de redes de comunicações, eletromagnetismo aplicado e computação aplicada, com interesse em pesquisas que incluem modelamento de dispositivos de alta frequência, avaliação de desempenho de redes de comunicação móveis e ópticas, redes de acesso, sensores a fibra óptica e soluções de comunicação para supervisão de sistemas. Nessas linhas tem orientado mais de uma centena de discentes de graduação e pós graduação, dentro de projetos que tem coordenado e participado, financiados por agências de fomento públicas (CNPq, FINEP, CAPES, FAPESPA) e por empresas públicas e privadas (Ericsson, BrasilSat, Celpa, ELETRONORTE, TBE). É co-autor de 2 patentes internacionais.